quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Kunstmuseum Basel - vencedores e vencidos
Recentemente foram divulgados os resultados do concurso internacional para a extensão do Kunstmuseum em Basel. Ao que parece foi um concurso muito aliciante uma vez que contou com a presença de 5 vencedores do prémio pritzker (Peter Zumthor, Zaha Hadid, Rafael Moneo, Tadao Ando e Jean Nouvel). Apesar destes grandes nomes a vitória sorriu à uma dupla suíça Christ + Gantenbein, que ainda assim vê adiado o seu triunfo definitivo para uma segunda fase do concurso a disputar com o segundo classificado Diener & Diener.
Quem também tentou a sua sorte foi o Arq. Português Souto de Moura, mas na minha opinião e tendo em conta as imagens sem qualquer hipótese de entrar no top 5.
Quem também tentou a sua sorte foi o Arq. Português Souto de Moura, mas na minha opinião e tendo em conta as imagens sem qualquer hipótese de entrar no top 5.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
os caminhos da imaginação
Aproveito este post para anunciar aos mais distraídos que o Arq. Nuno Graça Moura tem um novo site, muito bem desenhado, com toda a sua obra. Inegável a influência de Souto Moura mesmo assim não esqueçam este nome que promete dar muito que falar no futuro da nossa Arquitectura. http://www.nunogracamoura.com/
sábado, 5 de dezembro de 2009
" A Sala de Vidro" livro de cabeceira
Situada na Checoslováquia, no cimo de uma colina, a Casa Landauer (Tugendhat, a foto está errada) é uma maravilha de aço, vidro e ónix, construída especialmente para os recém-casados Viktor e Liesel Landauer, um judeu e uma gentia. Mas a rectidão resplandecente dos anos 30 que a casa, com a sua invulgar Sala de Vidro, parece emanar, rapidamente perde o brilho à medida que se congregam as nuvens de tempestade da II Guerra Mundial, e a família acaba por ter de partir, acompanhada pela amante de Viktor e a filha desta.Porém, a história da casa está longe de chegar ao fim e, à medida que esta vai passando de mão em mão, dos Checos para os Russos, o melhor e o pior da história da Europa Central é de certa forma encarnado e talvez encorajado pelas belas e austeras superfícies e pelos planos tão cuidadosamente concebidos, até que os eventos completam o círculo da narrativa.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Entre aspas
"Never talk to a client about architecture (...). He will not anderstand whatyou have to say about architecture most of the time. An architect of ability should be able to tell a client what he wants. Most of the time a client never knows what he wants. He may, of course,have some very curious ideas, and I do not mean to say that they are silly ideas. But being untrained in architecture they cannot know what is possible and what is not possible."
Mies van der Rohe 1930
Mies van der Rohe 1930
Subscrever:
Mensagens (Atom)