quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Kunstmuseum Basel - vencedores e vencidos


Recentemente foram divulgados os resultados do concurso internacional para a extensão do Kunstmuseum em Basel. Ao que parece foi um concurso muito aliciante uma vez que contou com a presença de 5 vencedores do prémio pritzker (Peter Zumthor, Zaha Hadid, Rafael Moneo, Tadao Ando e Jean Nouvel). Apesar destes grandes nomes a vitória sorriu à uma dupla suíça Christ + Gantenbein, que ainda assim vê adiado o seu triunfo definitivo para uma segunda fase do concurso a disputar com o segundo classificado Diener & Diener.
Quem também tentou a sua sorte foi o Arq. Português Souto de Moura, mas na minha opinião e tendo em conta as imagens sem qualquer hipótese de entrar no top 5.

proposta de Souto Moura:


"dancake" building

Museo de arte comtemporanea, Kanazawa by SANAA
Caixa de bolachas de manteiga (ed. Natal) by DANCAKE

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

os caminhos da imaginação

Aproveito este post para anunciar aos mais distraídos que o Arq. Nuno Graça Moura tem um novo site, muito bem desenhado, com toda a sua obra. Inegável a influência de Souto Moura mesmo assim não esqueçam este nome que promete dar muito que falar no futuro da nossa Arquitectura. http://www.nunogracamoura.com/

sábado, 5 de dezembro de 2009

" A Sala de Vidro" livro de cabeceira

Situada na Checoslováquia, no cimo de uma colina, a Casa Landauer (Tugendhat, a foto está errada) é uma maravilha de aço, vidro e ónix, construída especialmente para os recém-casados Viktor e Liesel Landauer, um judeu e uma gentia. Mas a rectidão resplandecente dos anos 30 que a casa, com a sua invulgar Sala de Vidro, parece emanar, rapidamente perde o brilho à medida que se congregam as nuvens de tempestade da II Guerra Mundial, e a família acaba por ter de partir, acompanhada pela amante de Viktor e a filha desta.Porém, a história da casa está longe de chegar ao fim e, à medida que esta vai passando de mão em mão, dos Checos para os Russos, o melhor e o pior da história da Europa Central é de certa forma encarnado e talvez encorajado pelas belas e austeras superfícies e pelos planos tão cuidadosamente concebidos, até que os eventos completam o círculo da narrativa.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Entre aspas


"Never talk to a client about architecture (...). He will not anderstand whatyou have to say about architecture most of the time. An architect of ability should be able to tell a client what he wants. Most of the time a client never knows what he wants. He may, of course,have some very curious ideas, and I do not mean to say that they are silly ideas. But being untrained in architecture they cannot know what is possible and what is not possible."
Mies van der Rohe 1930